Saúde e Espiritualidade Holística Comportamentos erráticos na blogosfera

Comportamentos erráticos na blogosfera

11
Confesso que alguns comportamentos na blogosfera são muito estranhos: são pessoas que procuram fazer “barulho” com suas atitudes, alguns por imaturidade, por inveja e desejo incontrolável de destruir a imagem, a honra e credibilidade de certas pessoas que se destacam neste meio.

   Já escrevi alguma coisa a respeito, quando os “kibadores” e os “trolls” forçaram  Juliana Sardinha a dar umas “férias” para seu metablog Dicas Blogger.

Via Twitter, a Juliana, que também é médica psiquiatra, levantou a hipótese, de, que todos os ataques virtuais que recebeu poderiam ser devidos a transtornos de comportamento.

Fui atrás de uma bibliografia para entender e embasar este artigo, achei este que transcrevo um trecho, os autores são Isabel AS Bordin e David R Offord, médicos psiquiatras do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.: 

Certos comportamentos, como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes. Para diferenciar normalidade de psicopatologia, é importante verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura. 

A literatura internacional aborda o tema do comportamento anti-social sob diferentes pontos de vista, levando em conta os aspectos legais (criminologia) e psiquiátricos. Do ponto de vista legal, a delinqüência implica em comportamentos que transgridem as leis. No entanto, como nem todas as crianças ou jovens anti-sociais transgridem as leis, o termo delinqüente ficou restrito aos menores infratores (definição legal). Os atos anti-sociais relacionados aos transtornos psiquiátricos são mais abrangentes e se referem a comportamentos condenados pela sociedade, com ou sem transgressão das leis do Estado.

Com base em critérios diagnósticos internacionais, como os da última edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV), observa-se que o comportamento anti-social persistente faz parte de alguns diagnósticos psiquiátricos. O transtorno da conduta (conduct disorder) e o transtorno desafiador de oposição (oppositional defiant disorder) são categorias diagnósticas usadas para crianças e adolescentes, enquanto o transtorno de personalidade anti-social (antisocial personality disorder) aplica-se aos indivíduos com 18 anos ou mais. “

Seguindo esta linha de raciocinio percebemos que, protegidos por um "pretenso anonimato" estes comportamentos e ataques "digitais" se propagam por pessoas que tem comportamento, no mínimo, errático. Passa de um lado ou outro, protegendo ou detratando pessoas que não estão de acordo com o seu comportamento ou meio inserido.


Para não "contaminar" com estas atitudes é que devemos "separar" o joio do trigo nesta selva que é a blogosfera, tendo respeito pelas opinião alheias e/ou reafirmando com sua postura, sem ser arrogantes e muito menos destrutivo. Ser civilizado é o mínimo que devemos ser para ter o respeito das pessoas, mesmo sabendo que comportamentos nenhum pouco simpáticos vão sempre cruzar pelo seu caminho.

(Informações via Portal da Educação, Portal da Psicologia Virtual)



Marcadores

Postar um comentário

11Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Geraldo,

    Parabéns por este artigo. Com certeza a Juliana como médica psiquiatra deve saber muito bem o que está dizendo. Foi uma boa dica por parte dela. Por curiosidade já li bastante sobre este transtornos no passado. É uma leitura que vale a pena pois nos ajuda a entender o que acontece não só no mundo real mas no virtual também.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo,

    É muito interessante o teu artigo. concordo que os comportamentos desviantes nos adultos, são realmente doenças. Provavelmente não muito graves, mas não deixam de ser obsessões.

    Li outros artigos sobre o caso que referes, da Blogueira Juliana Sardinha e aí apercebi-me melhor da dimensão deste problema na blogosfera. Tanto na nossa vida profissional, como social há pessoas que de algum modo têm esse comportamento, mas como a sua exposição nos grupos é diferente, o problema acaba por ter uma dimensão menor, ou mais facilmente se descobre quem é a erva daninha.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essas pessoas, não sabem lidar com o sucesso alheio, tentando a todo custo desmoralizar o 'rival' e com isso angariar a tal fama por 15 minutos.

    Esse comportamento é sem dúvida um disturbio que deve ser tratado por psiquiátra.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, eu gosto muito desse assunto e tenho lidos alguns livros sobre os transtornos mentais.
    Há algum tempo uma pessoa passou a me atacar e me difamar em tudo que é lugar, visitava meu blog várias vezes por dia só para dizer desaforos, foram alguns meses de terror, ainda bem que cansou ou foi recolhido a algum manicômio.

    ResponderExcluir
  5. No caso da internet, é muito difícil separar o joio do trigo, quando a maioria confunde amizade virtual com sinônimo de honestidade. Assim, é comum vermos plagiadores sendo protegidos apenas porque, na web, ao se relacionarem com os demais usuários, passam uma falsa idéia de que são 'gente boa'. No Dihitt mesmo já se viu isso e não faz muito tempo - um plagiador foi defendido por diversas pessoas, quando todos os links expostos por quem denunciava o plágio revelavam a veracidade da ação ilícita. No entanto, outros plagiadores vieram em defesa, além de pessoas que o achavam 'bacana'. Então, eu entendo perfeitamente o que sente a Juliana Sardinha. E reforço, mais uma vez, que o plágio deve ser denunciado sempre, com a máxima exposição pública do plagiador. Valeu mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Esse problema é de educação,quando não se tem respeito em casa, não terá em lugar nenhum.Gostei do seu blog vou segui-lo.

    ResponderExcluir
  7. Geraldo amigo, adorei este seu artigo e a forma com a qual você abordou esta questão. Penso que comportamentos anti-sociais sempre existiram em qualquer sociedade, seja ela virtual ou real.

    Posso conceber tranquilamente que as pessoas discordem, lutem pelos seus direitos e pelo que acreditam, se expressem livremente. Mas jamais vou conseguir conceber ou mesmo concordar que utilizem atitudes ou palavras agressivas para alcançarem seus objetivos. Não vejo a menor necessidade. Acredito firmemente que o diálogo é a forma mais eficaz e que mantendo a educação e o respeito ao próximo, podemos apenas conversando aparar todas as arestas e acertar todas as diferenças.

    Parabéns pela postagem!

    Grande abraço!

    Denize

    ResponderExcluir
  8. Suadações!
    Que Post Fantástico!
    Amigo Geraldo, é a primeira vez que leio um artigo sobre esse tema tão delicado, com essa magnitude...Gostei muito do texto...O mais importante é que você me repassou pontos nesta análise que eu não sabia absolutamente de nada. Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  9. Tanto no real como no virtual as pessoas desvirtuam comportamento, e o errático que você fala na verdade é má formação, falta de educação, pessoas que não conseguem separar o certo do errado e ainda mais quando acreditam que se escondem por trás de um Avatar ou nome ficticio.

    ResponderExcluir
  10. Geraldo,

    Parabéns pelo excelente artigo, retratando a personalidade de alguns indivíduos que só servem para atrapalhar a vida de outras pessoas.

    Essas pessoas, agindo de forma nada satisfatória, são pessoas que não têm criatividade e competência para gerenciar seus próprios afazeres na rede, portanto, sendo insatisfeitos consigo mesmo, eles acabam interferindo no trabalho de outros internautas, justamente porque eles gostariam de ser como estes, mas não conseguem.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente é uma realidade e devemos aprender a conviver com ela da melhor maneira possível. Se bem que confesso não ter mais muita paciência para certos comportamentos. Mas enfim...

    Ainda gosto de pensar que a maioria é bem intencionada e que está procurando seu lugar ao sol de forma honesta e com muito trabalho.

    Gostei muito do texto e do template novo também! Parabéns!

    Grande abraço Geraldo!

    Tico Esteves
    http://www.novonarede.com.br/blog

    ResponderExcluir
Postar um comentário