Saúde e Espiritualidade Holística A Linguagem da doenca e a importancia de entender os sintomas

A Linguagem da doenca e a importancia de entender os sintomas

5
Alguns livros são sugeridos para que possamos entender certos acontecimentos que surgem na nossa vida. Ano passado, foi recomendado por uma grande amiga, a leitura do livro A doença como linguagem da alma, do autor alemão Rudiguer Dahlke, na breve resenha do livro, este mostra o aprofundamento das questões do seu livro anterior Doença como caminho.

Sua intenção foi apresentar os sintomas de modo que o leitor reconheça os temas que eles trazem e que deve trabalhar para o retorno da vivência da saúde. Ao trabalhar o simbolismo do órgão afetado o livro também mostra o simbolismo da região onde esse órgão está localizado.

Ao final de cada capítulo, o leitor encontra uma série de perguntas que pode fazer-se para compreender qual a tarefa que a doença lhe pede que execute em seu próprio benefício.

O autor mostra como cada sintoma representa um campo de padrões de comportamento e estratégias de sobrevivência que cada um de nós adota em resposta aos desafios da nossa vida.

Hoje vou fazer um importante aviso: jamais negligencie os cuidados com a sua saúde, a importância do exames periódicos e preventivos, não menosprezando a ausência de sintomas.

Quero falar agora sobre a Hepatite C, doença viral do fígado causada pelo vírus HCV. A hepatite C exige cuidados, devido à inexistência de vacina e limitações do tratamento, e à sua alta tendência para a cronicidade que complica eventualmente em cirrose hepática. 

 

Nos dias atuais 3,5 milhões de brasileiros podem estar infectados com o vírus da hepatite C sem saber, porque apesar de uma doença fatal, ela pode permanecer sem sintomas durante anos.

E quem são esses infectados? Qualquer pessoa que tenha entrado em contato com sangue contaminado: por exemplo, alguém que fez transfusão de sangue antes de 1992 ou que usou materiais inadequadamente esterilizados na manicure, dentista ou tatuagem.

A realidade é que qualquer um de nós pode estar contaminado - pode ser um colega de trabalho, um amigo, um parente, pode ser VOCÊ.

Progressão e sintomas
 
Após infeção, o vírus praticamente só se multiplica no fígado. Há vários tipos de progressão.

   1. Em 15% dos casos há hepatite aguda, com icterícia (pele e olhos amarelos), febre, dores abdominais, mal estar, diarreia e fadiga. Segue-se após alguns meses a resolução e cura completa. Os sintomas são devidos à destruição eficiente e rápida pelo sistema imunitário dos hepatócitos infectados e é essa ação que permite a cura.

   2. Em 85% dos casos, incluindo quase todas as crianças, a hepatite inicial pode ser assintomática ou leve. O sistema imunitário não responde eficazmente ao vírus, e o resultado é cronicidade em 80% dos casos. Destes, 40% progridem rapidamente para cirrose e morte; 25% progridem lentamente com cirrose e morte ao fim de 10 anos; e outros 35% após 20 anos. O cancro do fígado surge em mais 5% após 30 anos. Os restantes tornam-se portadores a longo prazo, infecciosos.

O fígado responde de duas formas à destruição das suas células. Inicialmente os hepatócitos regeneram o tecido perdido e mais tarde, com os danos repetidos, inicia-se também a produção de tecido conjuntivo fibroso pelos fibrócitos. Com danos contínuos, a capacidade de regeneração dos hepatócitos é insuficiente, e a fibrose torna-se predominante, levando à cirrose hepática com insuficiência hepática  devido ao pequeno número de hepatócitos, que não se podem multiplicar devido à resistência do tecido conjuntivo modelado à sua volta. A cirrose hepática é uma condição inevitavelmente fatal, e mesmo o transplante de fígado só permite a vida durante alguns anos devido à rejeição progressiva do órgão estranho.

A replicação aumentada dos hepatócitos aumenta a probabilidade de outra complicação: o carcinoma hepatocelular. A maioria das mutações genéticas que resultam no cancro ocorrem durante a replicação celular, em que o processo de cópia do DNA conduz quase sempre a alguns a erros. Com a regeneração contínua do tecido do fígado, devida à destruição das células pelo vírus (e resposta imunitária), esses erros acumulam-se. O resultado é que a infecção crónica pelo HCV é uma causa importante do carcinoma hepatocelular – o cancro de longe mais comum do fígado, de mau prognóstico.
Como se pega Hepatite C?


Especialmente pelo sangue contaminado. Existem muitas situações em que, sem percebermos, podemos compartilhar sangue com outras pessoas, incluem-se ai salões de beleza, tatuagens, vacinas de pistola (muito utilizados em vacinações coletivas no anos 70 e 80), injeções com seringa de vidro (não descatáveis). 


Diagnóstico

Diagnóstico é realizado através da detecção sorológica do Anti-VHC (através de exames de Elisa e Imunoblot). Em fases iniciais da doença, só o HCV-RNA qualitativo é positivo, com aumento de transaminases. É importante realizar a genotipagem do vírus em questão, para relacionar com o prognóstico e o tratamento da doença. A biópsia apresenta papel importante para avaliar o grau de inflamação e fibrose.
Hepatite C tem cura?

Sim! O tratamento é feito com remédios quimioterápicos (injeção e comprimidos) e sua duração depende do genótipo do vírus (de 6 meses a 1 ano - no caso de pessoas que respondem lentamente ao medicamento, pode durar um ano e meio). São muitos os efeitos colaterais, que variam de pessoa para pessoa. 

As fontes consultadas para escrever este artigo foram Animando-C  e Wikipédia  (hepatite C)

Postar um comentário

5Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Caro amigo a saúde é a maior riqueza do ser humano, o melhor presente de Deus em nossa vida e cabe a nós preservá-la. Excelente post,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo!
    Minha irmã, há tempos atrás me indicou este livro também e eu ainda não pude lê-lo..mas um dia vou!
    Quanto ao seu post sôbre as doenças sem sintomas iniciais, achei de extrema importância.
    Um abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  3. Como foi bom ler as informações. Eu não tenho tanto conhecimento sobre a Hepatite C, conheço um amigo que pegou após uma cirurgia. Ele sofre com isso...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e importante seu post! parabéns. votado e seguindo. bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.

    Como trata-se de uma doença silenciosa, a informação pode fazer toda a diferença na vida dos milhões de infectados que desconhecem seu diagnóstico: pode salvá-la.

    Agradeço por todas essas pessoas que motivadas por seu blog realizarem o exame, descobrirem a doença e tenham, assim, a chance de tratá-la a tempo.

    Boa sorte no concurso!

    Abraço,
    Flor

    ResponderExcluir
Postar um comentário