Saúde e Espiritualidade Holística Cancer de Figado, algumas curiosidades

Cancer de Figado, algumas curiosidades

2
Hoje na minha coluna do câncer, falarei do fígado, este importante orgão do sistema hepático, funcionando como uma glândula exócrina (isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa) e como glândula endócrina (uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos). Seu peso aproximado é cerca de 2 Kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido.

O câncer neste orgão caracteriza-se pela presença de tumores malignos sobre ou dentro do tecido hepático. Em geral, os tumores do fígado são metástases (¹), implantes de tumores localizados em outros órgãos que se encaminham ao fígado em virtude de sua rica rede de vasos sanguíneos.

tecido hepáticoO câncer de fígado é dividido em duas categorias: o primário do fígado e o secundário, ou metastático (originado em outro órgão e que atinge também o fígado). O termo "primário do fígado" é usado nos tumores originados no fígado, como o hepatocarcinoma ou carcinoma hepatocelular (tumor maligno primário mais freqüente que ocorre em mais de 80% dos casos), o colangiocarcinoma (que acomete os ductos biliares dentro do fígado), angiossarcoma (tumor do vaso sangüíneo) e, na criança, o hepatoblastoma (²).

Segundo dados do Jonh Hopkins Pathology Live Cancer Web, o cancer de fígado ocorre em decorrencia de complicações de outras doenças crônicas como Hepatite B e C ou cirrose hepática. Pacientes infectados pelo vírus B têm 100 vezes mais chance de desenvolver o câncer de fígado. A hepatite viral B ou C é transmitida pelo contato com sangue infectado ou pelo contato sexual. A prevenção pode ser feita por meio de vacina, no caso da hepatite B.

Para saber mais sobre Hepatite C , recomendo a leitura do blog da Ana Barcellos, o Animando-C
  
Outras causas são colite ulcerativa e com colangite esclerosante de longa duração. Colite ulcerativa é uma doença crônica, recorrente do intestino grosso. Intestino grosso (cólon) é um segmento intestinal de aproximadamente noventa centímetros de comprimento que inicia-se no quadrante inferior direito do abdome, terminando no reto.

(¹) - Metástase (do grego metástatis = mudanças de lugar, transferência) é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas. Isto implica que as células neoplásicas se desprendem do tumor primário, caminhando através do interstício - ganham assim uma via de disseminação - sendo levadas para um local distante onde formam uma nova colônia neoplásica. (Fonte: Wikipedia)

(²) - Hepatoblastoma - Tumor raro, que acomete em geral crianças menores de 03 anos de idade, com predomínio no sexo masculino. Apresenta como quadro clínico inicial em sua maioria, massa abdominal em hipocôndrio direito e epigástrio. Outros sintomas como anorexia, perda de peso, anemia, dor abdominal, podem aparecer e são decorrentes da progressão da doença. (Fonte: Instituto Nacional do Câncer)

Referencias:

Wikipedia - Metastase, Câncer de Figado 





Marcadores

Postar um comentário

2Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Tenho uma pergunta!!!

    fui fazer um exame de sangue e descobri que tenho gordura no figado, porem nao tomo nenhum tipo de bebida alcoólica...Posso ter futuramente (que Deus me livre!) um câncer?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela suas postagens.

    ResponderExcluir
Postar um comentário