Saúde e Espiritualidade Holística Câncer de prostata, prevenção e tratamentos

Câncer de prostata, prevenção e tratamentos

1
No artigo da semana passada escrevi sobre o Câncer de Prostata, falando como o preconceito evita um diagnóstico precoce para este tipo de doença.

Exame retal sendo realizado
O preconceito envolvia o exame de toque retal, realizado através de toque retal (TR), é um exame realizado por um médico para avaliar as condições internas do reto. É importante para o diagnóstico de diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata. (Fonte: Wikipedia ). 

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) mantém sérias restrições a este tipo de exame realizado em homens sem sintomas. Porém ressalta que médicos urologistas tem como procedimento comum o encaminhamento de eexams preventivos.

Esta conduta médica que incluem a dosagem do antígeno prostático específico PSA, faz parte de procedimentos que podem diagnosticar doenças benignas ou malignas da próstata, devem continuar a ser feitos quando o médico, em concordância com o paciente, julgar necessário.

O INCA pautando-se nas evidências científicas para afirmar que não se deve fazer uma recomendação em larga escala para a população - o chamado rastreamento. Para isso, o órgão cita os estudos científicos no qual se baseou para fazer suas afirmações.

Recomenda que a prevenção poderá ser feita por meio de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Um artigo do Mayo Clinic Health Manager ressalta que a decisão de fazer o exame de PSA depende de vários fatores, pesando os prós e os contra desta decisão. No quadro abaixo estamos discriminados os riscos e beneficios do teste.

* Prós
  • A seleção da PSA pode ajudar a detectar câncer de próstata precoce.
  • O câncer é mais fácil de tratar e é mais provável de ser curado se for diagnosticado no estágio inicial da doença.
  • O teste da PSA pode ser feito com um simples exame de sangue, amplamente disponível.
  • Para alguns homens, saber é melhor do que não saber. O teste pode fornecer uma certa quantidade de confiança - ou que você provavelmente não têm câncer de próstata ou se você tem isso e agora pode tê-la tratado.
  • O número de mortes por câncer de próstata tem diminuindo desde que o teste de PSA se tornaram disponíveis.
* Contra
  • Alguns cânceres de próstata são de crescimento lento e nunca se espalhou além da próstata.
  • Nem todos os cancros da próstata precisam de tratamento. Tratamento para câncer de próstata pode trazer riscos e efeitos colaterais, incluindo incontinência urinária, disfunção erétil ou disfunção intestinal.
  • Testes de PSA não são infalíveis. É possível que os seus níveis de PSA serem elevado quando o câncer não está presente, e não ser elevado quando o câncer está presente.
  • Um diagnóstico de câncer de próstata pode provocar ansiedade e confusão. A preocupação de que o câncer não pode ameaçar a vida pode fazer a tomada de decisão complicada.
  • Ainda não está claro se a redução das mortes por câncer de próstata é devido à detecção precoce e tratamento baseadas em testes de PSA ou devido a outros fatores.
A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Lembramos que o profissional recomendado para tirar todas as dúvidas, recomendar exames e relatar todos os procedimentos de prevenção, diagnósticos é o médico urologista. Nada substitui a consulta médica.

Marcadores

Postar um comentário

1Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Geraldo,

    Acho que o procedimento, exame laboratorial, toque, ultrassom, o que for, é bem parecido com os das mulheres. Algumas vezes são imperceptíveis. Sobre dieta, creio que todos nós devemos estar atentos, mas nem todos conseguimos segui-la devidamente.

    Bjs

    ResponderExcluir
Postar um comentário