Saúde e Espiritualidade Holística Gordura no Fígado, Perigo silencioso

Gordura no Fígado, Perigo silencioso

0
A interação com os assuntos do blog são o indicio da qualidade do assunto, como dedico todas as quartas-feiras para a coluna do câncer, sempre que houver dúvidas ou questionamentos, irei fazer da segunda feira ou sexta-feira um dia para repercutir o assunto debatido.

Este tipo de prática já fiz quando leitores fizeram perguntas sobre Câncer de Pulmão. O questionamento de hoje é a respeito da minha coluna sobre Câncer de Fígado, a leitora Debora fez o seguinte comentário :  

"Tenho uma pergunta!!!
fui fazer um exame de sangue e descobri que tenho gordura no figado, porem nao tomo nenhum tipo de bebida alcoólica...Posso ter futuramente (que Deus me livre!) um câncer?"

Fui pesquisar sobre Esteatose Hepática, o nome cientifico sobre gordura no fígado, a resposta é sim, poderá no futuro ter câncer, porém, muito fatores ainda devem ser avaliados, em seu nível de gravidade (são três níveis), hábitos de vida, como sedentarismo, diabetes, obesidade, etc.

Como a leitora não tem hábitos de consumo de bebidas alcoólica, sabendo que a preocupação maior é a evolução do caso para cirrose hepática (esta sim, sem cura), algumas dicas poderão ser adotadas, conjuntamente com o médico especialista (nada supera e nem substitui a consulta médica):

1. Limitar o consumo de fast food (pizzas, sanduíches, batata frita a uma vez ao mês);

2. Consumir alimentos mais saudáveis incluindo frutas e verduras no cardápio, diariamente;

3. Limitar o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas;

A prevenção no caso da leitora, é de fundamental importância para a resolução do problema, com o resultados dos exame marque a consulta médica e a posterior (caso seja necessário e diagnosticado)  uma consulta com uma nutricionista para adequar a dieta alimentar.

Agradeço a Débora pela pergunta e oportunidade para mais este esclarecimento que será útil para todas pessoas que sentirem dor, desconforto abdominal, dor do lado direito superior do abdome (infiltração rápida), ascite( água na barriga), edema( inchaços), icterícia( amarelo dos olhos ou da pele) ou aumento do fígado.

A prevenção é o melhor remédio, caso você, alguém da sua familia ou conheça quem tenha os sintomas relatados acima, oriente-o para marcar uma consulta com o médico, antes que seja tarde demais.  

Fontes: 





Marcadores

Postar um comentário

0Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

Postar um comentário (0)