Saúde e Espiritualidade Holística Cancer de Penis, raro e facil de evitar

Cancer de Penis, raro e facil de evitar

21
Acompanhando o número de visitantes e comentários quando falo do câncer no aparelho genital masculino, vi que este assunto está gerando muito interesse, então decidi falar sobre um tipo de câncer raro, de pouca ocorrencia e de fácil prevenção. 

Vamos falar daquele que, na linguagem popular,  é o melhor "amigo" do homem: o pênis. O relato dos especialistas mostram que o tipo de doença que não precisaria existir, caso houvesse maior divulgação e campanhas de esclarecimento. 

"É uma doença que não precisaria existir, uma das mais evitáveis do mundo. Ela praticamente não ocorre nos EUA e na Europa. Nossos números estão compatíveis com os de países da África, do Egito. É uma vergonha", afirma o urologista Aguinaldo Nardi, coordenador de campanhas públicas da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia)". 

Os primeiros sintomas do câncer peniano são pequenas feridas que demoram muito para cicatrizar. "Toda lesão no pênis que não sara no prazo de 15 dias deve ser vista por um médico. Na fase inicial, o tratamento é muito simples, bastando tirar a lesão e o paciente fica curado", explica Nardi.  

Lavar com água e sabão resolve
O que torna o câncer de pênis facilmente evitável? São suas medidas preventivas, está diretamente ligado a falta de higiene masculina. Por isso, médicos alertam e orientam a turma masculina a não esquecer de lavar o pênis com água corrente e sabão a cada ejaculação. Ela atinge principalmente pessoas acima de 60 anos de idade, analfabetas e de baixo nível econômico. 

Faz parte da prevenção larvar o pênis diariamente com água e sabão, em especial debaixo do prepúcio, a pele que recobre a cabeça do genital (glande). Esse ato não só impede o surgimento de infecções como leva o homem a observar se existe algum tipo de alteração ou ferida no órgão.

Outros fatores de risco são as lesões penianas crônicas, o comportamento sexual de risco, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a fimose – que ocorre quando a pele do prepúcio é estreita ou pouco elástica, impedindo a exposição da glande e a limpeza adequada. “Cerca de 75% dos pacientes com câncer de pênis têm fimose e 30% deles apresentam infecções por HPV” afirma  urologista Rômulo Maroccolo Filho, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O lado mais dramático de toda esta história é que o tempo em que o sistema público de saúde leva para agendar uma consulta com o especialista (neste caso urologia) muitas vezes não impede da doença estar em estado avançado quando o médico examinar o paciente. Este leva para uma dolorosa realidade, a necessidade de amputação do pênis, segundo dados da SBU são realizadas mil amputações por ano, entre parciais (penectomia parcial) e total (penectomia total).

Para um orgão tão importante para auto-estima do homem, cuidar do seu pênis não é dificil, principalmente não se expondo a comportamento sexuais de risco, utilizando sempre o preservativo em todas as relações sexuais, prevenindo também das doenças venéreas. 

Atenção:  A informação existente neste blog pretende apoiar , divulgar sobre a doença e prevenção e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança ou então do sistema público de saúde.
 Referencias:






Marcadores

Postar um comentário

21Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Um artigo esclarecedor para os homens.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esclarecedor, bom post, se alguem quiser mais conteudos interessantes e ORIGINAIS visite
    homerexplica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. e se o carinha tiver fimose ?, iâi comofica ?, como vai lavar a cabeça do badalo ? , masqueporra.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post. Agora lembre dos gordinhos que mal conseguem pegar pra fazer xixi, imaginem pra lavar direitinho! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Desde que li uma matéria sobre o cancêr de pênis e que os homens que o tem pode ter seu pênis amputado, nunca mais deixei de lavar meu pau,

    ResponderExcluir
  6. ótimo post.

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esclarecedor para homens e mulheres!

    ResponderExcluir
  8. ótima matéria parabéns

    ResponderExcluir
  9. Sai fora. Lavo o bicho direitinho. Sempre limpinho, hehe.

    ResponderExcluir
  10. Meu tio anputou o pinto dele é pq ele comia muita mulher e "axo" que nao lavava direito, e tambem ele mora mais no mato!

    ResponderExcluir
  11. agora vou lavar de 3 e 3 horas, afinal perder o pênis é = a perder a vida

    ResponderExcluir
  12. Meu marido tem fimose e lava o pênis direitinho mesmo doendo ele lava todos os dias, e nem sabia que podia evitar um cancer, questão de higiene mesmo

    ResponderExcluir
  13. Otimo artigo, valew

    ResponderExcluir
  14. Cara quando eu era criança tinha muita dificuldade em lavar,sempre que ia puxar a pele sentia dor,mas não deixava de puxar e lavar,acho que foi por essa insistência que hoje em dia não tenho mais problemas com isso,tanto na hora de lavar,como na hora das relações também. sentir um pouco de dor e desconforto quando se é criança é normal,mas não deixem de lavar,e se isso começar a causar muito incômodo procurem logo um médico,não precisa sentir vergonha,cuidem de sua saúde.ótima postagem.muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Não entendi bem como lavar algo evita um cancer, mas ainda assim valeu a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu post, continue assim! =D

    Conheça uma ótima oportunidade de renda extra fácil e rápida, não precisa comprar nada. Tenha rendimentos de até R$ 8.818,25 ^^. Acesse: http://www.frpromotora.com/44589066

    ResponderExcluir
  17. Nadir Cardoso.

    Exelente materia.

    ResponderExcluir
  18. Nao entendeu aff!!!
    Nao é só pelo cancer é questao ed higiene
    e quem tem fimose favor procurar um medico pra operar hoje em dia isso é bem simples por favor
    quem tem fisose nao sente muito prazer nao heim
    eu nao tenho mas posso imaginar kkk alias nem quero, o negocio é lar a piroca mesmo até porque as gatinhas se amarram !!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário