Saúde e Espiritualidade Holística Cancer de testiculos, autoexame é fator de cura

Cancer de testiculos, autoexame é fator de cura

4
O Câncer, também conhecido como tumor maligno, pode ser definido como um grupo de doenças que tem como característica central o crescimento desordenado das células do nosso corpo. Já falei do vários tipos, sempre ressaltei que a prevenção é um fator de cura que não podemos descartar. Existem várias maneiras de contrair a doença (que se apresenta com mais de cem nomes diferentes ) e também de tratar-la.

Algumas atingem orgãos que mesmo sendo tratados, afetam a parte psicológica da pessoa afetada. Na coluna da semana passada falei no Câncer de Útero, hoje é dia de falar nos testículos, que produzem esperma e testosterona, estão localizados fora da cavidade abdominal, pois o esperma necessita de temperaturas alguns graus abaixo da temperatura interna do corpo humano (2°C a menos).
testiculos com linfoma

Muito embora seja um câncer menos frequente, com uma incidência de 2,8 a 4,5 novos casos por ano para cada 100 mil indivíduos de acordo com o especialista em urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia, Stênio de Cássio Zequi, mestre em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente - Hospital do Câncer São Paulo. 
Então para que se preocupar? Porque o quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura, menos interferencias acontecerão, inclusive na vida sexual do homem.

O autoexame é um procedimento simples, fácil e que poderá ser feito mensalmente, sem que isto atrapalhe a rotina, acompanhe:

Logo após um banho quente (já que assim a pele fica mais "relaxada) faça o seguinte:

1) De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.

2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.

3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

O que procurar?

• Qualquer alteração do tamanho dos testículos
• Sensação de peso no escroto
• Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha
• Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto
• Dor ou desconforto no testículo ou escroto

Caso encontre qualquer dos sintomas acima, consulte um médico urologista para que ele possa dar um diagnóstico preciso a respeito dos sintomas. Apesar de fácil de detectar e tratar, os descuidos e preconceitos poderão ser letais, pois como todo o câncer não tratado (ou não diagnosticado precocemente) poderá surgir complicações advinda dos "espalhamento" pelo corpo (metástase).

Mais um motivo para o homem cuidar-se, afinal o "saco" (e o que contiver dentro dele)  é seu, preservar-lo saudável é compromisso que não devemos esquecer, poderá valer sua vida.

Referencias :
Marcadores

Postar um comentário

4Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. O Mais triste Amigo Drauzio é a resistência que muitos homens ainda cultivam para não fazer o exame.Principalmente o mais maduro, com isso além de prejudicar a si mesmo, prejudica o mais jovem, dando um exemplo de não é correcto.
    Infelizmente homens jovens morrem, por ignorância.

    Noticia excelente! nossas congratulações!

    Tenhas um belo entardecer, nosso abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto"

    Pode me explicar? Já tive uma "pequena" secreção no pênis, a cabeça estava "descascando", e o pênis ficava irritado, com algumas secreções, um líquido branco e extremamente "grosso".

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto sobre o assunto. O que chama a atenção é a baixa faixa etária desta doença. Ressaltaria ainda que o fato de não sentir dor não exclui qualquer problema mais serio, sendo fundamental o auto-exame.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante esta informação.
    Abraços.
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir
Postar um comentário