Saúde e Espiritualidade Holística Epidemia Silenciosa - Dia Mundial da Hepatite

Epidemia Silenciosa - Dia Mundial da Hepatite

3

Dia Mundial da Hepatite é um evento anual que a cada ano oferece foco internacional de grupos de pacientes e pessoas que vivem com hepatite B e C. É uma oportunidade em torno do qual os grupos interessados ​​podem sensibilizar e influenciar a mudança real na prevenção de doenças e acesso a testes e tratamento. 

Eu não tenho hepatite, mas lembrei-me de um colega de Universidade que, no meio do semestre letivo, teve a doença. Ele perdeu muitas aulas, praticamente inviabilizando seus estudos naquele ano. 

No seu retorno comentou que nunca tinha sentido nada e foi tudo repentino. Grande rapaz, o Marco,  assim como todos nós foi uma surpresa a ocorrencia da doença e isto na época (1988) em que não eram obrigatórios os testes para doação de sangue.

Pelo tempo que já passou (mais de 20 anos) não me lembro como que ele foi infectado (ou ele nunca disse). A hepatite é silenciosa e pode levar anos, décadas para se manifestar.




Pelas minhas andanças no meio virtual encontrei o blog da Ana Paula Barcellos (Ana Flor), o Animando-C  e decidi já que o blog tem uma coluna de câncer, divulgar também esta campanha sobre Hepatite. Ela produziu um vídeo excelente chamado Hepatite C, Sem Medo (veja abaixo a versão reduzida para web ou a completa no site) 

 
E você o que está esperando para fazer o teste para saber se você é um dos doze (lembra da imagem lá em cima?) Não fazer não o livrará da doença, apenas lhe dará um tempo menor para seu tratamento, caso você esteja infectado.

Esta semana encerrei minha série sobre os riscos à saude nos esmaltes de unhas, mas nada disso resolverá caso o material utilizado pela manicure não for corretamente esterilizado.

Esta é minha contribuição para a divulgação da doença, a conscientização dos riscos, o exame e o (possivel) tratamento faz parte dos cuidados que temos que ter com nossa saúde.
Marcadores

Postar um comentário

3Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Caro Geraldo,
    Parabéns e obrigado pelo excelente texto.
    Realmente o caminho natural de uma Hepatite C é a cirrose seguida do Hepato Carcinoma Celular, cuja indicaçào é o transplante de Fígado.
    Já a Hepatite B pode "pular" a cirrose indo direto para o câncer.
    Também indicamos (muito) o Animando-C.
    Grande abraço,
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Eu acho uma das doenças mais assustadoras, apesar de ter tratamento para controlar, ela causa danos e silencios, especialmente pq quem adquire nem imagina o que carrega ocultamente dentro de si.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Geraldo,

    Mais uma vez venho agradecer por você ter juntado-se a nós nesse alerta. Tenho certeza que os leitores de seu blog também nos ajudarão disseminando essas informações.
    Hepatite é coisa séria. Precisa prevenir; precisa diagnosticar!

    Grande beijo pra você!

    ResponderExcluir
Postar um comentário