Saúde e Espiritualidade Holística Cancer de Pancreas, silencioso, letal e traiçoeiro

Cancer de Pancreas, silencioso, letal e traiçoeiro

9
O cancer é uma das doenças que mais trazem medo às pessoas, o seu nome (ou a sua citação) traz uma mensagem de morte, introjetando nas pessoas uma sentença final. Não está de todo errado, mas como pode atacar em várias partes do corpo, não sabemos, exatamente, onde e quando poderá nos atingir.

Exames periódicos e preventivos ajudam muito, principalmente em orgão onde são raros, como já citei anteriormente. A ocorrência no penis, pode ser combatido com uma higiene intima, preservativo e comportamento sexual que não coloque em risco sua saúde.


Mas e o pancreas? infelizmente, este não é diagnosticado em seu estágio inicial, geralmente quando já está em estado terminal (nível IV) (figura acima), as células do cancer podem ter se espalhado para todo o corpo, de maneira assintomática (sem sintomas), se  chegar ao pulmão e outros orgãos, a taxa de sobrevivência é de 2% a 3%.  Mas o corpo deixa alguns sinais do crescimento do tumor, um deles é a ictericia (o amarelão da pele e do branco dos olhos), diminuição ou redução do apetite e peso, náuseas e fraqueza, também podem ser sintomas que devem ser avaliados por um especialista. 

É óbvio que todos sintomas que relacionei podem ter a ver ou não com problemas pancreáticos, por isto que somente um especialista (no caso, um médico gastroenterologista) para separar uma dor de barriga com um câncer pancreático.

Nesta segunda-feira (01/08) a rigorosa agência de alimentos e medicamentos dos EUA (FDA) liberou uma nova medicação que auxilia no tratamento do cancer de pancreas, o irinotecano. Ele faz parte das novas técnicas de produção de remédios por nanotecnologia, o seu fabricante é a Merrimack Pharmaceuticals.

O cancer de pancreas vitimou os cantores Luciano Pavarotti e Patrick Swayze (confira uma entrevista legendada dele (em 2009) abaixo, em que ele fala sobre a doença e medo de morrer)


Referencias

Mesothelioma Blog

PRNewswire

Marcadores

Postar um comentário

9Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Puxa, realmente ele é terrível, as pessoas não tem esperança cientifica para poder combate-lo.

    Eu não sabia dos sintomas, claro que nem sempre seguem essas dicas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. isto não é totalente verdade...
    o cancer de pancreas pode sim ser detectado em sua fase inicial, embora seja dificil.
    quando diagnosticado em fse inicial pode ser realizado a cirurgia para retirado do tumor.
    embora a cirurgia seja de alto riso a esperanças para o doente e familiares.
    depois de realizado a cirurgia é feito a quimioterapia para que o cancer nao volte

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Seu blog está de parabéns, continue assim!
    Acesse: http://www.frpromotora.com/44589066. Conheça a sua próxima oportunidade de renda extra e sem sair de casa. Faça um cadastro no site é simples, rápido e fácil. Teste e conheça! =D

    ResponderExcluir
  4. é um cancer extremamente dificil de ser diagnosticado na fase inicial.
    Meu pai faleceu agora em março 2011 vitima dele. è um cancer mto agressivo, em 3 meses vc ve a pessoa mudar totalmente...meu pai tinha 100kg nesses 3 meses perdeu 30kg, eh mto triste pois tentamos de tudo e nada ajuda.
    Fico feliz de pelo menos, por mais que ele ja sabia, ter dito o quanto ele era especial , unico e a pessoa mais importante para mim.
    O que penso agora eh q ele deve estar em paz, acompanhado do meu avô e minha tia irma dele.
    Ele nao citava nada sobre meu avô, nos ultimos dias dele (como Patrick fez) mas sei que isso deveria trankilizar ele de alguma forma afinal meu avô morreu em 1986 e eles eram mto amigos.
    Peço força para ele todos os dias....o que foi e esta sendo uma dor para mim que futuramente se torne numa saudade gostosa do meu grande amigo...meu PAI!!!!

    ResponderExcluir
  5. jane fala..minha mãe tbm esta com este cancer é muiuto triste voce ver a pessoa que é mais importante da sua vida morrendo e não pode fazer nada,posso só rezar e pedir a deus que a leve logo para parar de sofrer falta só 30 dias ,pois meu pai espera por ela,á a vida não adianta temos que aceitar.....17 de novembro de 2011 11,02

    ResponderExcluir
  6. meu pai descobriu o cancer no começo de 2010 ele tinha 116 kilso hj ele deve ter uns 60 alem do cancer ser muito agreviso teve varios eros medicos fez a cirurgia e demorarao mais de 1 ano para começar a quimio depois que começou era para ser 1 vez por semana estava indo bem ate que a medica decidiu fazer a cada 15 dias...
    ai piorou muito o quadro dele hj ele esta numa cama vegetando a 10 dias estamos no dia 11/11/12 e nao temos mais esperançar que ele sobreviva mais de 1 semana darei a noticia quando falecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo,

      Sempre precisar, estaremos aqui para ajudar..

      Abraço e obrigado pelo seu comentário e compartilhar sua dor.

      Excluir
  7. Boa noite amigos descobrimos esta terrível doença na minha tia isso em fevereiro de 2014 ela tinha 96 kg ja esta com 60 é triste ver como ela esta ficando acabada é um grande sofrimento e o que podemos fazer apenas rezar

    ResponderExcluir
  8. Boa noite amigos descobrimos esta terrível doença na minha tia isso em fevereiro de 2014 ela tinha 96 kg ja esta com 60 é triste ver como ela esta ficando acabada é um grande sofrimento e o que podemos fazer apenas rezar

    ResponderExcluir
Postar um comentário