Saúde e Espiritualidade Holística Entendendo a Esquizofrenia na vida real e no cinema

Entendendo a Esquizofrenia na vida real e no cinema

3
Estas duas últimas semanas foram intensas no noticiário, assassinato do cartunista Glauco e seu filho Raoni, além do julgamento dos suspeitos pelo assassinato da Isabela Nardoni. Antes do julgamento estavam falando muito sobre os transtornos de Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, possível portador de um transtorno psiquiátrico denominado Esquizofrenia.Fui pesquisar mais sobre assunto, além de falar com uma amiga minha, especialista em Saúde Mental, os conceitos aqui transcritos são do site Entendendo a Esquizofrenia :

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, considerando-se todas as doenças. Apesar do impacto social, a esquizofrenia ainda é uma doença pouco conhecida pela sociedade, sempre cercada de muitos tabus e preconceitos. Crenças como “as pessoas com esquizofrenia são violentas e imprevisíveis”, “elas são culpadas pela doença”, “elas têm dupla personalidade”, “elas precisam permanecer internadas” são fruto do desconhecimento e do preconceito.   

A esquizofrenia caracteriza-se por uma grave desestruturação psíquica, em que a pessoa perde a capacidade de integrar suas emoções e sentimentos com seus pensamentos, podendo apresentar crenças irreais (delírios), percepções falsas do ambiente (alucinações) e comportamentos que revelam a perda do juízo crítico. A doença produz também dificuldades sociais, como as relacionadas ao trabalho e relacionamento, com a interrupção das atividades produtivas da pessoa. O tratamento envolve medicamentos, psicoterapia, terapias ocupacionais e conscientização da família, que absorve a maior parte das tensões geradas pela doença. A esquizofrenia não tem cura, mas com o tratamento adequado a pessoa pode se recuperar e voltar a viver uma vida normal.

Este tema já amplamente filmado, compilei duas obras (inclusive oscarizadas) que já falaram sobre o assuntos.

Shine - Brilhante

Título original: Shine 
Direção: Scott Hicks
Elenco: Geoffrey Rush (vencedor do Oscar de melhor ator em 1996), Lynn Redgrave, Noah Taylor.
Ano: 1996
 
Sinopse:

Aclamado pela crítica mundial e vencedor de vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Ator para Geoffrey Rush, em 1996, Shine – Brilhante é inspirado na história verídica de um menino prodígio australiano, David Helfgott. Quando David é aceito numa prestigiada academia de música em Londres, ele sai de seu ambiente opressor e segue sua paixão pela música clássica. Mas, a rejeição de seu pai e pressão para que domine com perfeição os concertos, o levam ao desequilíbrio mental. Somente o amor da única mulher que o compreende (Lynn Redgrave) pode ajudá-lo a se readaptar à sociedade e a compartilhar seu talento musical com o resto do mundo. Uma celebração do espírito humano e da força redentora do amor.

Fique de olho:

  • David sofre de esquizofrenia hebefrênica (desorganizada). Seu comportamento é desorganizado, bem como seu pensamento. Suas idéias, embora tenham sentido com suas angústias e sua história de vida, soam às vezes incompreensíveis.
  • O ambiente familiar é opressor e autoritário. O pai é muito severo e sua mãe submissa, mal aparece no filme.
  • O alto nível de pressão e exigência na busca da perfeição, em uma das peças mais difíceis de serem tocadas (Rachmaninoff), precipita seu adoecimento.
  • Ao longo da hospitalização podemos notar um David mais desorganizado e alienado, acostumado à rotina do hospital. Depois que conhece a professora de piano e que volta a tocá-lo, vemos aos poucos sua recuperação, até que consegue, apesar de sua doença, fazer sucesso e encantar a todos com seu talento.
  • Um ambiente compreensivo, acolhedor e dedicado aliado ao amor de sua esposa foram decisivos para sua recuperação e a retomada de sua vitalidade. 

 
Uma Mente Brilhante

Título original: A Beautiful Mind 

Direção: Ron Howard
Elenco: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly
Ano: 2001
 
Sinopse:

Vencedor de quarto Oscar, incluindo Melhor Filme, Uma Mente Brilhante é dirigido pelo vencedor do Oscar Ron Howard e produzido pelo seu parceiro de longa data, o vencedor do Oscar Brian Grazer. Uma Mente Brilhante traz Russell Crowe em uma impressionante atuação como o brilhante matemático John Nash, prestes a obter o reconhecimento internacional quando é envolvido numa misteriosa conspiração. Agora, apenas sua devota esposa (a vencedora do Oscar Jennifer Connelly) pode ajudá-lo nesta emocionante história de coragem, paixão e triunfo.

Fique de olho:

  • John Nash tem esquizofrenia paranóide. O filme mostra o desenvolvimento de sua doença desde a época de faculdade. Sua timidez excessiva, a dificuldade de interação e comunicação social e alguns tiques motores são características precoces do transtorno, que ocorriam muito tempo antes do desencadeamento dos primeiros sintomas psicóticos.
  • O espectador é surpreendido pelos delírios e alucinações de Nash no meio do filme, quando ele é hospitalizado. É difícil perceber antes que parte da trama é criação da sua mente.
  • O filme mostra também o poder do delírio e da alucinação. São tão reais para Nash como para o espectador, que assiste às fantasias com a mesma vivacidade que a realidade. A única diferença é que as alucinações e delírios só interagem com ele e mais ninguém no filme.
  • O filme mostra como é difícil a aceitação da doença por parte de Nash e sua família, representada pela esposa, o que culmina numa recaída.
  • A recuperação de Nash, com seu retorno à faculdade onde lecionava antes de adoecer, só é possível quando ele aceita a doença e passa a compreendê-la, confrontando suas fantasias com a realidade. O apoio de sua esposa foi fundamental para que isso acontecesse.

 
Marcadores

Postar um comentário

3Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. eu vi esse "uma mente brilhante" e achei interessante a abordagem do texto ligado ao caso dos Nardoni.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme tambem, uma mente brilhante, e miutos outros que falam sobre atitudes doentias. Tem um incrivel com Robert de Niro "O amigo Oculto" que ele se faz de psicologo e na verdade ele é uma pessoa com transtorno. Algumas dessas pessoas parecem ser uma coisa que não são. Eu tenho uma amiga que a mãe era maníaca depressiva e ela herdou esta carga genetica. De repente, já entrando na fase adulta, começou a mudar. O que desencadeou foi a morte de um EX namorado. Eu me lembro bem dela tomar o tal chá e depois disso... a vida dela desceu o abismo!

    ResponderExcluir
  3. Assisti este filme e realmente é brilhante o tema e o desenrolar do enredo, recomendo tb
    Abraços forte

    ResponderExcluir
Postar um comentário