Saúde e Espiritualidade Holística Comportamento dissociativo e falsos personagens

Comportamento dissociativo e falsos personagens

6
Eu sei que, nas sextas-feiras, eu sempre publico aqui no blog, uma história de Romance Forense do site Espaço Vital. Mas hoje excepcionalmente, irei indicar um livro, ilustrando melhor a minha idéias e opinião sobre o assunto que fascina-me há muito. Porém este assunto só foi possivel quando uma amiga minha, profissional da área de saúde mental e professora universitária, falou  e emprestou um livro emblemático, polêmico e com uma história impressionante. 

Sybil conta a história verídica da paciente psiquiátrica Sybil Isabel Dorsett, que sofria de Transtorno Dissociativo de Identidade (também conhecido como MPD – Multiple Personality Disorder ou Transtorno de Múltiplas Personalidades, e que passou a ser oficialmente chamado de DID - Dissociative Identity Disorder a partir de 1994). Ao longo do tratamento, foram identificadas 16 personalidades de Sybil (incluindo a personalidade atuante, e várias personalidades femininas e masculinas, de diversas idades).





Após a morte de Sybil em 1998, sua verdadeira identidade foi revelada; ela era Shirley Ardell Mason, (foto) uma artista e professora de arte; o pseudônimo Sybil foi criado pela escritora Flora Schreiber e pela Dra Cornelia Wilbur para proteger a privacidade da paciente. Muito talentosa, Sybil pintava e desenhava em vários estilos diferentes; na verdade, cada personalidade tinha um estilo artístico próprio.

Sua história foi contada em livro, escrito por Flora Rheta Schreiber e lançado em 1973; a autora foi convidada a escrever o livro pela Dra Wilbur, a psiquiatra de Sybil. Flora e Sybil conviveram por três anos durante o tratamento, e por muitos anos, como amigas, até a morte da escritora, em 1988. O livro foi aprovado pela paciente e pela psiquiatra, e tornou-se um sucesso de vendas logo após o lançamento.

Generalidades


Estes transtornos são os mais explorados pela indústria cinematográfica, dada sua curiosa forma de apresentação. O aspecto central dos transtornos dissociativos (ou também chamados conversivos) é a perda total ou parcial de uma função mental ou neurológica. As funções comumente afetadas são a memória, a consciência da própria identidade, sensações corporais, controle dos movimentos corporais. Esses acometimentos estão por definição ligados a algum evento psicologicamente estressante na vida do paciente cuja ligação o paciente costuma negar e conseqüentemente o psiquiatra precisa de auxílio para detectar
.
Dada a comprovação da inexistência de um fator físico detectável, sua rápida instalação e a preservação das demais funções mentais e neurológicas, as pessoas diretamente prejudicadas pelo distúrbio do paciente consideram simuladores. Esses casos ainda não foram inteiramente compreendidos o que não significa que sejam simulações. Reconhecemos nossa ignorância e justamente por ela não temos como negar sua existência. Por enquanto admite-se a existência da paralisia neurológica e psiquiátrica, uma de bases definidas, outra de bases indefinidas justamente como foi no passado com a neurologia.

Vamos tentar levar este comportamento para o mundo virtual, twitter, redes sociais e grupos virtuais. Conheço um caso no grupo virtual que participei, um homem confessou que além da identidade dele tinha mais quatro identidades falsas ou "fakes" sendo que duas eram mulheres. O que leva uma pessoa a ter estes comportamentos? Bom acho que o artigo acima é bem explicativo, utilizar consciente ou inconscientmente perfis falsos não pode e nem devem ser considerado ditamente "normal". Utilizar personagens de sexo diferente também deve ser um comportamento que denota uma pessoa que necessita urgentemente procurar um profissional da área de saúde mental.  

(Com informações dos sites Psicosite , Rato de Biblioteca)

Postar um comentário

6Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Nunca tinha ouvido falar sobre MPD, mas achei o tema fascinante.
    A ótica que desse ao tema levando a questão para o comportamento do "mundo virtual" achei ótima, pois é exatamente o que ocorre em muitos casos.
    Parabéns pelo post interessante e por nos dar o prazer de ler belos textos.
    Abçs, Fernandez.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns eu gostei muito deste post.
    Beijo no seu Coração.

    ResponderExcluir
  3. Olá Geraldo!

    Para além do que se fala na mesa do café ou se vê nalgum filme ou lê num romance, nunca tinha lido nada acerca destas disfunções. É muito interessante, gostei muito do artigo.

    Abraços
    Luísa

    ResponderExcluir
  4. Olá Geraldo,

    já li sobre MPD inclusive sobre o caso clássico da Sybil, apesar de que concentrei mais minhas leituras e estudo no caso de NPD (narcissistic personality disorder), pois está ficando cada vez mais comum e é algo maligno. No caso do Narcisismo existe o que se chama de "dupla realidade", que é o caso da pessoa que tem uma vida dupla, sendo muito usada a história do "Médico e o Monstro" (dr. Jekyll & Hyde). Para um determinado grupo, o indivíduo faz papel de bonzinho e para outras pessoas ele é horripilante, de forma que a pessoa atacada por este indivíduo sente dificuldade em relatar o seu drama, uma vez que ele tem aquele grupo inteiro para jurar que o cara é um "santo".
    Uma boa pergunta para a sua amiga é até que ponto a vida dupla do indivíduo com NPD poderia ser vista como uma variante do MPD.

    Parabéns por mais este artigo.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Geraldo, interessante que vc trouxe um caso (Sybil) para opinar a respeito daquilo que nós amigos virtuais podemos nos deparar.
    Sybil tinha 16 personalidades diferentes, como conseguia ser todas sem se atrapalhar, só ela mesmo e seus médicos para saberem. Só que eu tambem participei de um site onde uma pessoa tinha 20 fakes. Superou a Sybil.
    Outro fator psicologico interessante de se abordar é a bipolaridade. E sabe que existem MUITAS pessoas com este transtorno que é bastante chato de conviver, dependendo do grau.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá querido amigo,

    Parabéns pelo post.
    É um assunto muito interessante o que você abordou. Gostei muito.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
Postar um comentário