Saúde e Espiritualidade Holística Câncer de Pulmão, sem glamour

Câncer de Pulmão, sem glamour

4
Iniciando o artigo para explicar o título : não, não existe tipos de câncer que tenham glamour, o brilho era do agente principal da doença. Nas últimas décadas até ser proibida pela Lei 10.167 / 2000, a propaganda de cigarro era intensa, associada a mensagens de sucesso, prazer e estilo de vida.

O glamour era associado até nas marcas, com seus slogans inconfundíveis : "o importante é ter charm" fazendo associação ao consumo da marca para quem tivesse elegância e estilo de vida superior. A marca era premium, com preço superior aos demais.

Mas assim como no conto de Robert Louis Stevenson, O médico e o monstro (Dr. Jeckyll & Mr. Hide), a indústria tabagista mostra apenas seu lado bom e respeitável (Dr. Jeckyll), escondendo a sua perigosa e mortal face (Mr. Hyde). Segundo um estudo publicado na revista Nature o uso de tabaco é a principal causa de NSCLC (¹) , a maioria dos previamente identificados com câncer de pulmão associada à alterações genéticas moleculares estão relacionados com o tabagismo. A pesquisa foi feita pela eqipe do Dr. Jiang F, do Departamento de Patologia da Escola de Medicina - Universidade de Maryland, Baltimore, EUA.

Outra noticia relacionada a câncer do pulmão, também publicada na Nature, narra a descoberta de um gene que através de uma alteração pode ser a responsável por espalhar o câncer de pulmão pelos demais órgãos do corpo. Conduzida por uma equipe do David H Koch Institute for Integrative Cancer Research, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, a pesquisa descobriu a existência de redução nas atividades do gene NKX2-1 em amostras de câncer de pulmão humano. Essa redução, segundo a equipe, estaria associada às altas taxas de mortalidade em pacientes com esse tipo de câncer. Isso porque o gene que teve a ação minimizada é responsável por codificar uma proteína que tem a função de ‘ligar’ e ‘desligar’ outros genes ligados à doença

(¹) NSCLC (No Small Cells Lung Cancer, sigla em inglês) é a principal causa de morte relacionada com cancro (tumor)

Postar um comentário

4Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. É uma doença que leva tão rapidamente, quem conheci e teve, morreu em 6 meses. É triste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Incrivel como só conseguem relacionar o cancer de pulmão ao cigarro.

    Existe algum outro meio de adquirir cancer de pulmão fora cigarro related?

    ResponderExcluir
  3. Existe sim... conviver com fumantes!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza existe outras maneiras, pois tenho câncer de pulmão, nunca fumei, nem convivo diariamente com fumantes... Difícil explicar, não é mesmo? http://cidavillela.blogspot.com

    ResponderExcluir
Postar um comentário