Saúde e Espiritualidade Holística Raizes da Violência I , uma introdução ao assunto

Raizes da Violência I , uma introdução ao assunto

0
Este artigo estava programado antes mesmo da tragédia abater-se sobre a escola do Rio de Janeiro, mas vem como uma luz sobre o assunto do dia, mesmo que você não queira, vai pautar e dominar a midia, seja ela eletronica (internet), rádio, tv, jornal. 

Navegar é preciso já diria Fernando Pessoa, para escrever (e bem) é necessário pesquisar, descobrir novas fontes confiavéis,  ouvir pessoas qualificadas a respeitos de assuntos complexos. 

Então para começar a escrever sobre o título do meu artigo fui refrescar minhas idéias, conversei com um especialista na área da Psicanálise, Geraldo Rosito, Médico Psiquiatra e Psicanalista, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, membro Efetivo da Associação Brasileira de Psicoterapia de Grupo Professor e Diretor de Ensino do Pós-Graduação da FFFCMPA.

No decorrer desta semana (já que o estudo é extenso) publicarei trechos do seu trabalho apresentado na I Jornada Brasileira de Psiquiatria Forense Raízes Neuropsicobiológicas dos Afetos: Sentimentos Amorosos e Agressividade. 

Hoje publicarei a introdução do trabalho, mostrando interessantes tópicos.

Ao abordar um tema, deixa-se de lado tantos outros também interessantes. Apenas lembrando, por exemplo:

O medo que hoje as pessoas têm de doenças, acidentes, envelhecimento e morte. Há uma preocupação e negação desmedidas, como se o mundo pudesse existir sem essas coisas.

O número de cirurgias plásticas e implantes de silicone não para de aumentar. Há uma verdadeira obsessão por dietas de emagrecimento e exercícios para mulheres e homens também. Todos devem estar se sentindo muito enfermos e vulneráveis para se preocupar de forma tão doentia com a saúde.

As ramificações do narcisismo tão comuns atualmente: é mais importante ser rico do que ter amigos, ser famoso do que amar. É grande o número de pessoas sós e famintas de contato.

Na Idade Média o desejo era a salvação divina, hoje é ser rico e famoso.

A falta e a questão dos limites gerando comportamentos aditivos: uso de substâncias psicoativas (álcool, drogas, ...), jogo patológico, obesidade, hiperatividade sexual, uso do computador (estimulando receptores dopaminérgicos, principalmente no sistema meso-córtico-límbico).

O sexo é outro assunto preocupante. Todos falam, mas pouca coisa interessante é dita. Discursos estereotipados. Exageros até com crianças que aprendem danças sensuais e são expostas precocemente.

A depressão crescente, funcionando como escudo para evitar situações conflitivas. Para muitos é melhor estar quase morto do que alerta em situações difíceis. Muitas pessoas conseguem suportar o mundo atual apenas em estado de depressão, não fosse assim ficariam enfurecidas.

Continuaremos amanhã, com a abordagem  psicoanalitica.

Postar um comentário

0Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

Postar um comentário (0)