Saúde e Espiritualidade Holística Câncer de Prostata, deixe preconceito de lado

Câncer de Prostata, deixe preconceito de lado

2
Semana passada falei aqui no blog, de um câncer predominante no sexo feminino, o de mama, engana-se quem diz que o câncer mamário é exclusivo das mulheres. Para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe um em homem.

Embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes menos preocupados com a qualidade de vida e histórico familiar. O maior motivo de detecção da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina. A demora no diagnóstico também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens.

Hoje é dia de falar de um tipicamente masculino, o de próstata. Vamos explicar o que é a próstata.

A próstata é uma glândula exócrina (¹) que faz parte do sistema reprodutor masculino.

A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen.

O Resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais. A alcalinidade do fluido seminal ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida dos espermatozóides.

A próstata também contém alguns músculos lisos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.

Chegando a este ponto, vamos para o diagnóstico deste câncer, basicamente um exame de sangue para dosagem do hormônio PSA e o famigerado "toque retal". Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, pesquisa realizada com 1.061 homens, de 10 capitais brasileiras, na faixa etária de 40 a 70 anos, mostrou que apenas 32% dos homens fizeram o exame de toque retal, apesar de 76% saber que o exame é usado para detectar o câncer de próstata.

Mas por que os homens não fazem o exame? A resposta pode estar no preconceito e machismo. O levantamento mostrou que 77% concordam que os homens não fazem exame de toque retal por preconceito e 54% percebem que os homens têm medo do exame. Mas, quando questionados sobre a não a realização do exame, apenas 8% admitem preconceito em relação ao toque, enquanto 13% afirmam descuido, preguiça, relaxo e falta de tempo.

“Ninguém vai dizer que é preconceituoso, pois não é politicamente correto, mas se admitíssemos o preconceito, talvez estivéssemos indo mais ao médico. O problema é que o homem foi educado para ser Super-Homem. Pra eles doença é sinal de fragilidade”, explica Baldur Schubert, coordenador da Área Técnica de saúde do Homem do Ministério da Saúde (²)

Referencias:

(¹) - As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sangüínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais (Fonte: Wikipedia)

(²) Portal da Saúde - SBU - Homens não fazem exame de toque, mesmo sabendo que teste é usado para detectar o câncer
Marcadores

Postar um comentário

2Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Pois é, amigo, mas mesmo assim, com tanta informação e divulgação, tem homens morrendo por não se tratarem.

    Sabe, nao é nada agradavel fazer exame ginecologico. Até hoje eu me sinto constrangida, mas... fazer o que, é necessário.

    Mamografia, voces nem sabem o quanto dói. E, que pode, faz.

    Viver é tentar meios para isso, se podemos, não devemos jogar fora as oportunidades. Saude é fundamental.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. CA de próstata, esta sim, é exclusivamente masculina...hehehehe

    ResponderExcluir
Postar um comentário