Saúde e Espiritualidade Holística Câncer, exposições perigosas à silica

Câncer, exposições perigosas à silica

4
Na coluna da semana passada, falamos aqui sobre o Câncer de Pulmão , e colocamos como a propaganda do consumo de cigarro como uma questão estilo de vida fez mal a saúde. Não que apenas o cigarro seja o principal (e o é) mas existem outros causadores do mesmo tipo de doença.

Um estudo da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) classifica a sílica(¹) com um dos principais agentes ocupacionais relacionados ao câncer de pulmão, sendo substância do grupo 1, ou seja, carcinogênica para humanos, desde 1996. É uma doença ocupacional (²)

Apesar que recebemos um comentário na matéria (infelizmente o autor não se identificou) que dizia : "Existe algum outro meio de adquirir cancer de pulmão fora cigarro related?

Bom, caro leitor anônimo, existe sim outras maneiras de contrair câncer de pulmão, por isto falo da associação da silica com a doença. Este relacionamento foi publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia n° 28, coordenado pela Doutoranda em Medicina Pública ANA PAULA SCALIA CARNEIRO.
 
Referencia :


(¹) A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Também é usado na fabricação de cimento Portland.

(²) Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões.
Marcadores

Postar um comentário

4Comentários

Obrigado por comentar!! Volte Sempre!!

  1. Das pessoas que conheci que morreram deste mal, todas fumavam e muito. Um era até atleta e com 31 anos... quanto a substancias quimicas, acredito sim que colabore com o desenvolvimento da doença.

    ResponderExcluir
  2. Quem comentou fui eu xD~

    Nao consegui achar a pesquisa.
    Se ingerir ou aspirar silica? ou entrar em contato? Pq se for nunca mais piso na praia.

    E acho estranho pela mídia só cigarro e genetica, explicam o cancer. Saber outras possiveis fontes tbm seria legal.

    Pelo que vejo e andei pesquisando a coisa ta meio estranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jin, a sílica que causa cancêr de pulmão é resultado de diferentes processos de transformação, ela por si só sem que sofra de ações antropogênicas não causam danos. Os principais ambientes ocupacionais a qual ela é encontrada são os setores de extração de transformação de pedras ornamentárias ( granitos, mármores, etc), estes setores sim apresentam grande risco, pois ao quebrar, lixar, fazer alterações nas rochas, o que gera um alto empoeiramento com partículas de sílicas cristalinas, estas penetram nos alvéolos pulmonares , podendo assim causar câncer de pulmão. A areia da praia pode ficar tranquilo quanto a mesma. hahaha

      Excluir
  3. eh, realmente a silica tras serios danos ao nosso sistema respiratorio, principalmente a paciente que estao en contato direto com poeiras geradas em local de trabalho q produzem esse tipo de seviço. principalmente vidraceiros.

    ResponderExcluir
Postar um comentário